Hoje celebra-se o dia mundial da poesia. Como tal, decidi partilhar alguns dos meus livros de poesia favoritos escritos por autores portugueses. Sempre gostei muito de ler poesia. Gosto de a ler em voz alta, repetir estrofes e frases vez após vez, até sentir que percebi o que queriam dizer. Ás vezes, confesso, sou obrigada a desistir e seguir em frente frustrada – parece que o sentido das palavras ou frases me escapa. Ainda assim, muitos defendem que a poesia é para ser sentida e não entendida, pelo que continuo a ler com gosto.
Muitos dos meus poetas favoritos são extremamente conhecidos e de renome, o que é normal – os seus livros povoam as estantes dos meus pais, e o gosto pela sua obra foi-me transmitido por eles e por provessores de Português ao longo do tempo. Ainda assim, há alguns “poetas da nova onda”, se é que posso dizer isto, de que gosto bastante. Destaco Amadeu Liberto Fraga e Cláudia R. Sampaio. Colecciono as obras destes dois autores desde que os descobri, e gosto cada vez mais do seu trabalho.
Sempre que há uma Feira do Livro ou encontro um alfarrabista, gosto de comprar livros de poesia “desconhecidos”, baratos e, tipicalmente, mal tratados. Acabo sempre por descobrir autores e poemas interessantes que nunca teria descoberto numa livraria comum ou online. Talvez um dia faça um post sobre eles!
Mas, por agora e sem mais demoras, segue a lista dos meus poetas portugueses favoritos:

- Alexandre O’Neil
- Florbela Espanca
- Eugénio de Andrade
- Sophia de Mello Breyner Andresen
- Manuel António Pina
- Elisabete Brito
- Cláudia R. Sampaio
- António Pinheiro
- Amadeu Liberto Fraga
- Fernando Pessoa
Recomendo que explorem todos estes autores, se ainda não os conhecerem! Nos mais estabelecidos ou conhecidos costumo começar por antologias poéticas. São normalmente uma coleção extensa e completa das principais obras que definem os autores.
Boas leituras.