“The Night Circus” – Erin Morgenstern

Lido: Março 2020
Rating: 5/5

“The Night Circus” é um livro de fantasia que se passa num mundo muito semelhante ao nosso, com alguns elementos mágicos extra. A história foca-se num Circo Mágico e misterioso que só aparece à Noite, que viaja de cidade em cidade sem nunca ser notado.

The circus arrives without warning. No announcements precede it. It is simply there when yesterday it was not.

Todos os visitantes se apercebem de imediato de que o circo é mágico, único e diferente. Erroneamente, acham que a magia do circo é resultado de ilusões extremamente inteligentes desenhadas pelos seus proprietários. Mal eles sabem que a magia do local é tão verdadeira como os leões dos truques com animais. O Circo serve como palco para o duelo entre dois aprendizes de mágico: Celia e Marco.

Estes jovens mágicos são aprendizes de dois grandes feiticeiros que discordam na forma de ensinar a sua arte, pelo que ao longo dos anos vão escolhendo estudantes dotados para se defrontarem como forma de provar qual a melhor doutrina.

We lead strange lives, chasing our dreams from place to place.

Mas o duelo de Celia e Marcus é tudo menos violento – os dois mágicos acrescentam tendas e atrações maravilhosas ao circo como forma de demonstrar as suas capacidades, à medida que se vão conhecendo e revelando um ao outro. O duelo só termina quando um morrer – ou assim tinha sido até ao momento.

To be rather than to seem.

Mas este livro fantástico é sobre muito mais do que este duelo apenas. Aliás, eu diria até que o duelo está longe de ser o principal do belíssimo retrato de Morgenstern. O circo é o seu verdadeiro protagonista. Somos levados numa viagem que começa com a criação da ideia, os planos para cada tenda e acto, a contratação de cada participante, o desenho das tendas e dos fatos, e até do mágico relógio que recebe todos os visitantes à entrada.

People see what they wish to see. And in most cases, what they are told that they see.

Este livro está escrito de uma forma bela, imersiva e tão mágica como a sua própria historia. Somos tão bem conduzidos pela aventura que nos sentimos parte dela – sentimo-nos um visitante do Night Circus. É uma história poderosa sobre as artes, o amor, a magia, a amizade e a procura pela felicidade e pelo lugar no mundo que cada um de nós deve realizar ao longo da sua vida.

Este livro é uma obra de arte pura, e ninguém poderá ficar-lhe indiferente.

Life takes us to unexpected places sometimes. The future is never set in stone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *