BookBuyingTales #1 – SegundaMão

Quando fiz 18 anos fui a Londres pela primeira vez – como apaixonada pela leitura que era passei grande parte da viagem a explorar livrarias e bibliotecas, muitas delas com impressionantes secções de livros usados e em segunda-mão. Quando em 2017 fiz Erasmus em Estocolmo o mesmo aconteceu. Nesse verão encontrei também uma livraria britânica no algarve com uma estante recheada de livros em busca de uma nova casa.

O conceito intrigava-me: para além de serem mais baratos e das vantagens óbvias a nível ambiental, eram livros com vida e uma história para além da contada nas páginas. Mesmo os pequenos “defeitos” característicos de livros já manuseados me intrigavam. Não sou a leitora mais cuidadosa do mundo, escrevo e sublinho e marco os meus livros à vontade, pelo que não me faz confusão nenhuma adquirir livros já de espinha quebrada, literalmente.

Assim, iniciei a minha busca por locais onde adquirir estas preciosidades. Confesso que a nível de lojas físicas ainda não encontrei (no Porto) algo que se equiparasse à seleção disponível em Londres e Estocolmo, apesar de muito ocasionalmente se encontrar uma gema perdida por esses Alfarrabistas fora. Para além disso, com a situação pandémica que marcou o último ano das nossas vidas, virei-me naturalmente para o online.

Assim, e sem mais demoras, aqui ficam os quatro sítios onde já adquiri livros em segunda mão e que recomendo:

1 – TradeStories

https://tradestories.pt/home

O Trade Stories é uma plataforma recente mas que conta já com centenas de utilizadores e livros comprados e vendidos. Criada por uma jovem portuguesa que sentia que a compra e venda de livros em segunda mão em portugal era muito desorganizada, permite ao utilizador colocar livros à venda, listar livros como procurados e vender os seus próprios livros. Com apenas uma foto e um preenchimento rápido de alguns dados (título, autor, estado do livro, idioma etc), qualquer pessoa pode vender ou trocar os seus livros. Já comprei e vendi (@ritis1996) alguns títulos através da plataforma e é neste momento (de longe) o meu site favorito para o efeito.

2 – Awesome Books

https://www.awesomebooks.com/

O AwesomeBooks é um site britânico que doa parte dos lucros conseguidos na venda de livros e discos em segunda mão à caridade. O seu algoritmo de pesquisa deixa muito a desejar e o site é bastante lento, mas com paciência a recompensa vale definitivamente a pena. A seleção de livros é quase infinita e os preços são genuinamente muito baixos. Apesar de a encomenda demorar pelo menos 15 dias a chegar, já encomendei várias caixinhas de livros daqui e nunca fiquei desiludida. Comprei, por exemplo, toda a saga do Percy Jackson por pouco mais de 10 euros, sendo que novos cada um destes livros custa mais do que paguei pelo conjunto. Como os portes ainda são consideráveis (cerca de 3 euros) prefiro acumular livros em wishlist e encomendar apenas quando tenho um carrinho bem recheado. O site apresenta também a hipótese de compra de livros novos, mas nunca o fiz.

3- World of Books

O Worlkd of Books é outro site britânico do qual já não encomendo há algum tempo mas que tem também uma grande seleção de títulos disponíveis. Deixaram temporariamente de enviar para Portugal devido ao COVID, mas agora parece que retomaram os envios (isto varia muito, pelo que vale sempre a pena verificar os países para onde enviam no momento). Os preços são comparáveis aos praticados no Awesome Books mas parece ter uma seleção mais recente e curada. O site também funciona melhor, e o algoritmo de pesquisa e listas de sugestões está bastante bem construído. O envio é igualmente demorado. Apesar de já não o usar há algum tempo este artigo relembrou-me o porquê de o ter usado tanto em tempos e algo me diz que a minha próxima encomenda será daqui.

4 – OLX, Custojusto, Ebay etc etc

E pronto, chegamos ao que já toda a gente sabe mas que nunca é de mais relembrar – aquelas plataformas de compra e venda em segunda mão em que há literalmente de tudo, livros incluídos. Já comprei alguns livros pelo OLX, embora tenha abandonado um pouco esta forma de compra e venda com o surgimento do Trade Stories. Ainda assim, há muita gente que continua a listar os livros apenas nestes sites pelo que quando há um título muito específico que procuram vale sempre a pena a visita.

E com isto termino a minha pequena grande lista de sites para compra e venda de livros em segunda mão. Espero explorar mais lojas físicas quando for possível e trazer um artigo semelhante mas focado nas livrarias existentes pela minha cidade (ou, quiçá, país). Boas compras e boas leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *